Mato Grosso, Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
ENTIDADES

Entidades rurais de MT concluem relatório sobre gargalos na produção

Marcia Jordan

02/09/2014 às 09:27

Entidades rurais de MT concluem relatório sobre gargalos na produção

O resultado do projeto Pensar Mato Grosso mostrou os seis principais gargalos apontados por produtores rurais do estado: logística, meio ambiente, tributário, energia, defesa e fundiário. Encomendado por entidades do setor produtivo do agronegócio do estado e desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC), o relatório foi apresentado na manhã desta segunda-feira (1º), na sala de reuniões da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

A pesquisa quantitativa entrevistou 325 produtores rurais de 12 cidades polos e a qualitativa foi feita com 32 produtores de médio e grande porte, além de entrevistas com analistas, entre os meses de abril e maio deste ano.

Algumas das soluções propostas pelo Pensar MT como estratégia para desenvolvimento do estado são a intensificação, promovendo a potencialização das regiões e aumento da produtividade; a verticalização, com a agroindustrialização, adensamento das cadeias e aumento da renda; e a diversificação da produção agropecuária, com o desenvolvimento da visão de futuro do estado, identificação de novas cadeias potenciais e desenvolvimento sustentável.

Os resultados foram publicados em um livro que será entregue aos candidatos ao governo do estado de Mato Grosso. “Os fatos que levantamos não são novos, mas o que diferencia é que fomos realmente levantar nas diferentes cidades de Mato Grosso os problemas que implicam na nossa baixa produtividade, na nossa baixa competitividade e contratamos a Fundação para que compilassem esses dados e levássemos também alternativas na solução desses problemas”, afirma o presidente da Famato, Normando Corral.

As entidades do agronegócio que propuseram o Pensar MT são formadas pela Famato, a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a Associação Mato-grossense do Algodão (Ampa), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Associação dos produtores de sementes de Mato-Grosso (Aprosmat).

Fonte G1