Mato Grosso, Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
EGITO

Egito anuncia suspensão do embargo da carne bovina do MT em reunião com Geller

Marcia Jordan

29/08/2014 às 10:58

Egito anuncia suspensão do embargo da carne bovina do MT em reunião com Geller

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, conseguiu com o ministro da Agricultura do Egito, Adel El-Beltagy, a suspensão do embargo egípcio à carne bovina do estado de Mato Grosso. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (28.8) três dia após o anúncio do fim do embargo por parte do Irã.

“Esta nossa missão foi exitosa. Conseguimos cumprir o nosso objetivo de viagem que era suspender o embargo da carne bovina nos dois países”, comemorou Geller por meio de nota, referindo-se também ao encontro com o ministro da Agricultura Iraniano, Mahmoud Hojjati, no início da semana, quando houve reversão do embargo daquele país.

De acordo com o Mapa, o Egito, assim como o Irã, havia embargado a carne bovina de MT em maio deste ano devido à constatação do caso atípico de vaca louca no estado. Até o momento, o Brasil exportou 82 milhões de quilos de carne bovina para o Egito, num total de US$ 284 milhões em 2014.

Neri Geller também reuniu-se com empresários egípcios quando foram discutidas as oportunidades de investimento bilateral no setor agropecuário dos dois países, além de questões que envolvem o comércio de produtos agropecuários.

“Há grande interesse do setor empresarial egípcio em ampliar as importações do Brasil. Esta visita tem sido muito importante para eliminar alguns entraves ao comércio e incrementar a cooperação entre os dois países”, disse o ministro.

O destaque da reunião foram os setores de carne bovina e frango, a possibilidade de ampliar as exportações brasileiras de milho e a importação de fertilizantes nitrogenados e fosfatados do Egito. O Brasil já exporta para o Egito itens do complexo soja, carne bovina, suína e de frango. Sendo que neste ano estas exportações chegaram a 46 bilhões de toneladas para o primeiro item e três bilhões de quilos de carnes.

Ainda conforme o Ministério, Geller reuniu-se também com o Presidente da República Árabe do Egito, Abdul Fatah Kalil Al-Sisi, no Palácio Itdihadeyya, na cidade do Cairo, para tratar de assuntos de interesse mútuo entre os dois países. Durante o encontro foi destacado o incremento do comércio bilateral de produtos agropecuários entre o Brasil e o Egito.

Na reunião estavam ainda o Embaixador do Brasil no Cairo, Marco Antônio Diniz Brandão, o Ministro da Agricultura do Egito, Adel El-Beltagy e o Embaixador do Egito em Brasília, Hossam Eldin Mohamed Ibrahim Zaki.

 

Fonte OlharDireto