Mato Grosso, Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
EDITAL

Edital para construção de ferrovia passando por MT está em fase de elaboração

Marcia Jordan

22/08/2014 às 09:31

Edital para construção de ferrovia passando por MT está em fase de elaboração

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse ontem, no seminário Brasil nos Trilhos, em Brasília o edital de concessão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), ligando Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO), já está sem fase de ajustes e deve ser o primeiro lançado dentro do programa  de concessões do governo federal. 

Porém, não falou em prazos, mas disse que tem ouvido o setor produtivo que cobra para a obra ser iniciada logo.

A ferrovia terá 1.065 km de extensão ao todo, mas em Mato Grosso, os trens devem passar por Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho).

Ela deve derrubar em 30% os custos com transporte de grãos, madeira, combustível e demais produtos. O setor produtivo mato-grossense cobra o governo para a obra começar o quanto antes (ela havia sido prometida pela presidente Dilma Rousseff quando estava em campanha, há 3 anos).

Em fevereiro, o Tribunal de Contas da União liberou o  Ministério dos Transportes, através da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de continuar o processo licitatório para construir a FICO. Os investimentos podem atingir R$ 6 bilhões.