Mato Grosso, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
FOCOS

Focos de calor aumentam 40% neste ano em Mato Grosso

Marcia Jordan

30/07/2014 às 11:08

Focos de calor aumentam 40% neste ano em Mato Grosso

A prevenção das queimadas começaram a ser intensificadas nesta semana após o tempo seco e o calor voltar com força. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que neste ano os focos de calor aumentaram 40% em relação ao ano passado. Desde janeiro, foram registradas mais de seis mil ocorrências. Com isso, Mato Grosso tem só no início de julho 1.300 focos de calor, sendo o maior número de registro em todo o país.

Além do campo, a preocupação é com o fogo nas cidades. Em Cuiabá, uma força-tarefa foi montada pelo Programa de Combate às Queimadas da prefeitura. De acordo com o coordenador do programa, Oscar Amélito, a conscientização é feita para orientar sobre a proibição das queimadas urbanas e que os proprietários desses terrenos baldios que não limpam estão sendo notificados através da Secretaria de Meio Ambiente.

“Cerca de 800 notificações já foram realizadas para que esses terrenos sejam limpos. A prefeitura também está fazendo sua parte nas ruas, avenidas e até mesmo nas estradas para que isso amenize a situação. E também para que os andarilhos e aquelas pessoas que passam pelos locais não ateiem fogos nas maiores áreas”, comentou o coordenador.

Segundo Oscar Amélito, todas as fiscalizações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) é para fazer o monitoramento e levantamento de quantos terrenos baldios ainda não foram limpos. “Quero ressaltar inclusive que a população já está mais consciente este ano porque já podemos verificar que muitos terrenos baldios já foram limpos pelos proprietários”, disse.

O coordenador orienta que as pessoas que têm uma área maior e precisar de uma licença especial para limpar procurem a prefeitura para a autorização da limpeza com máquina. “O cidadão é o principal colaborador nessa conscientização. E nós estamos inclusive adentrando nas escolas para que as crianças levem para suas casas e conscientize os seus pais porque é ali que as coisas acontecem”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador, caso haja fogo ou fumaça o cidadão pode acionar a equipe de imediato, pelo número 193. Já a denúncia de terrenos baldios pode ser feita pelo telefone (65) 3616-9614.

“A fiscalização está junto com a brigada e já fizemos 10 notificações com multas em terrenos que pegaram fogo. E caso isso aconteça, será feito um processo e encaminhado a Delegacia do Meio Ambiente para que o proprietário possa responder criminalmente pelo ato”, concluiu

Fonte G1