Mato Grosso, Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
MATO

Mato Grosso deverá imunizar cerca de 50 mil crianças contra hepatite A

Marcia Jordan

30/07/2014 às 11:04

Mato Grosso deverá imunizar cerca de 50 mil crianças contra hepatite A

Cerca de 50 mil crianças de um ano até dois anos de idade incompletos deverão receber a vacina contra hepatite A em Mato Grosso este ano, conforme anunciou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira (29). A imunização deverá ser iniciada em todos os postos de saúde da rede SUS do estado no dia 18 de agosto. A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.

Segundo a SES, a meta mato-grossense é imunizar 95% do total de 51.254 crianças em todo o estado. O objetivo da imunização é controlar a doença e imunizar gradativamente toda a população. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina, mas um monitoramento epidemiológico deverá ser feito em todo o país para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança.

Sobre a doença

Ainda conforme a secretaria, a hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante), caso que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,4 milhão de casos da doença são registrados no mundo anualmente. No Brasil estima-se que ocorram, por ano, 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A transmissão é facilitada em razão da estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados.

Questões de saneamento básico e condições de higiene também estão relacionadas com a disseminação da doença.

Fonte G1