Mato Grosso, Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
NILSON

Nilson Leitão volta a cobrar implantação de radioterapia pelo SUS em Sinop

Marcia Jordan

03/02/2016 às 08:32

Nilson Leitão volta a cobrar implantação de radioterapia pelo SUS em Sinop

image2742848O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) acompanhou nesta terça-feira o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e os secretários Eduardo Bemudez, da Saúde e Marco Marrafon, de Planejamento, em audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

O governador Pedro Taques e o secretário de Saúde apresentaram ao ministro o plano de ações no combate ao Aedes Aegypt, relataram os desafios da pasta em Mato Grosso e pediram colaboração do ministério para garantir atendimento de média e alta complexidade e instalação de novas UTIs em municípios do interior do estado.

O deputado federal Nilson Leitão pediu que o ministro intercedesse no sentido de acelerar o processo de instalação da radioterapia nas cidades de Sinop e Rondonópolis, as únicas de Mato Grosso a integrar a lista de municípios inseridos no Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, lançado ainda em 2012. A última previsão do governo, apresentada em setembro do ano passado, é investir R$ 505 milhões para a compra dos equipamentos e as obras necessárias para que possam ser instalados.

“A luta iniciou ainda quando prefeito e conseguimos abrir a ala de oncologia no Hospital Santo Antônio com apoio da sociedade e de clubes de serviço, principalmente o Lions Clube. Em 2012, já deputado, conseguimos incluir Sinop e depois Rondonópolis no plano de expansão da radioterapia, mas o governo federal com a sua morosidade, burocracia e inoperância, não conseguiu concretizar esses convênios.

Em Sinop, por exemplo, há profissionais capacitados para atuar na radioterapia. Nosso sonho é coroar todo trabalho que é feito hoje com quimioterapia e cirurgias, levando a radioterapia”, desabafou Leitão.

O ministro pediu a um de seus auxiliares para verificar a situação dos convênios com os hospitais mato-grossenses que farão o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é a radioterapia

A radioterapia é um dos tratamentos utilizados para combater o câncer. A técnica utiliza feixes de radiação ionizante, que são capazes de destruir as células tumorais.

 

 

 

 

 

Fonte Assessoria