Mato Grosso, Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
AUMENTAM

Aumentam os casos de dengue em Mato Grosso e Sinop é a cidade com maior índice

Marcia Jordan

04/02/2016 às 10:10

Aumentam os casos de dengue em Mato Grosso e Sinop é a cidade com maior índice

miniatura.phpHouve aumento nos casos de dengue em Mato Grosso neste inicio de ano. Segundo dados do Boletim Epidemiológico da Dengue, Chikungunya e Zika, publicado pela área de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 4.731 casos da doença, o que representa um aumento de 321% em relação ao mesmo período do ano passado, que marcou o numero 1.123.

Sinop lidera o ranking, com 434 casos da doença – 271 casos foram registrados no mesmo período no ano passado. Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, também se destacam pelo aumento significante. Essas cidades também se relevam, pois a incidência ultrapassa a marca de 300 casos por 100 mil habitantes, que é o sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No estado, 32 municípios estão em situações consideradas alarmantes.

Mato Grosso passa por um ano epidêmico para os casos de dengue. O perigo é que aumento casos graves, em decorrência disso há a necessidade de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A SES tem aumentado as notificações aos municípios, orientando que gestores municipais intensifiquem ações de controle do vetor da doença, especialmente em locais de índices alarmantes.

Zika vírus e Chikungunya

O Zica vírus já trouxe 1.853 casos suspeitos, enquanto no mesmo período do ano passado as suspeitas foram de 6.568, sendo liderado pelos municípios de Várzea Grande e Matupá com 349 e 169 casos suspeitos, respectivamente. A Febre Chikungunya apontou 33 casos suspeitos este ano. Em todo decorrer do ano passado, foram registrados 286 casos da doença.

 

 

Fonte:nortao noticias