Mato Grosso, Sábado, 18 de Setembro de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
LUCAS:

Lucas: Municipio têm primeira confirmação de grávida infectada pelo Zika Vírus

Marcia Jordan

03/03/2016 às 09:18

Lucas: Municipio têm primeira confirmação de grávida infectada pelo Zika Vírus

1-12Uma mulher gestante de cinco meses recebeu diagnóstico positivo para infecção pelo Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

A confirmação ocorreu através da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, na tarde dessa quarta-feira (02).

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, enfermeira Franciele de Carlo, a gestante procurou a unidade de saúde do bairro Rio Verde no início de janeiro com sintomas da doença. Amostra de sangue foi colhido em encaminhado para laboratório fora do município. O resultado chegou hoje.

“É um caso confirmado de Zika que estamos acompanhando. O bebe está bem, a mãe está bem, não terá provavelmente nenhuma alteração, mas é uma preocupação, pois somos mais um número agora no Brasil de caso de gestante com Zika, tendo em vista que o risco maior está nas gestantes e nos bebes”, enfatizou.

A enfermeira relatou que a mãe adquiriu o vírus depois do período mais crítico da gestação, ou seja, o primeiro trimestre que é o período em que o sistema neurológico do feto está em pleno desenvolvimento. “No caso dessa gestante, ela pegou o Zika no início do segundo trimestre e está seguindo com uma gestação muito tranquila.

A gente vê outros casos no Brasil em que as mães tiveram Zika no início da gestação e que os bebes estão normais, ou seja, sem nenhuma alteração neurológica. Nem toda gestante que tiver Zika, significa que o bebe terá alteração”, completou.

Em Lucas do Rio Verde as notificações de suspeitas para Zika Vírus somam hoje 653 casos. Desses 25 são gestantes, com uma confirmação.

Em relação a dengue são 361 notificações para 25 casos confirmados e 20 suspeitas de pessoas com chikungunya.

 

 

 

Fonte MTNoticias