Mato Grosso, Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
VALTENIR

Valtenir se filia ao PMDB

Marcia Jordan

10/03/2016 às 07:34

Valtenir se filia ao PMDB

331334O deputado federal Valtenir Pereira assinou ontem sua ficha de filiação ao PMDB. Em solenidade que ocorreu em Brasília, o ato de filiação foi prestigiado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo presidente do diretório estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra.

Esse é o quinto partido do parlamentar que começou a carreira política como vereador em Cuiabá pelo PT. Em seguida, foi eleito deputado federal nas eleições de 2006 pelo PSB. Pela legenda, foi reeleito em 2010. Em 2014, foi reeleito para o terceiro mandato na Câmara dos Deputados pelo Pros.

O parlamentar ingressa na legenda na condição de pré-candidato a prefeito de Cuiabá e gera uma reviravolta no cenário político. Isso porque o PMDB aceitava conversar com o prefeito Mauro Mendes (PSB) com o intuito de apoiá-lo à reeleição. Agora, alimenta o projeto de candidatura própria ao Palácio Alencastro.

O jornalista José Marcondes, o Muvuca, que concorreu ao governo do Estado pelo PHS e está filiado atualmente no PMDB, disse que não retira sua pré-candidatura a prefeito e espera que o partido esteja aberto ao diálogo.

“Protocolei um documento no diretório municipal me colocando como pré-candidato. Não fui informado da filiação do deputado Valtenir Pereira. Espero que o partido tenha respeito e realize até uma prévia para a escolha do candidato”, disse.

A filiação de Valtenir Pereira no PMDB surpreendeu o cenário político de Mato Grosso. Isso porque nos últimos meses o parlamentar mantinha conversas com o Partido da República (PR) para assinar ficha de filiação e ser candidato a prefeito de Cuiabá. No entanto, preferiu ingressar no PMB (Partido da Mulher Brasileira) e agora muda repentinamente para o PMDB.

A eventual candidatura de Valtenir deve reunir as legendas de oposição ao atual prefeito Mauro Mendes (PSB), que deve buscar a reeleição, e ao governador Pedro Taques (PSDB). Além do PMDB, devem integrar o grupo PT, PDT e PR e outras de menor porte.

Essa seria a segunda candidatura a prefeito de Cuiabá. Em 2008, Valtenir concorreu ao Palácio Alencastro pelo PSB, mas não obteve bom resultado e ficou na terceira colocação.

Valtenir é o segundo deputado a se filiar ao PMDB na janela partidária aberta neste mês de março. A deputada estadual Janaína Riva, que deixou o PSD recentemente, irá se filiar ao partido nesta quinta-feira (10).