Mato Grosso, Domingo, 25 de Julho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
CINCO

Cinco pacientes são isolados em hospital de MT com suspeita de H1N1

Marcia Jordan

16/03/2016 às 07:43

Cinco pacientes são isolados em hospital de MT com suspeita de H1N1

21779Cinco pacientes estão internados isolados em duas unidades de saúde de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, para exames. Um diagnóstico prévio apontou síndrome respiratória aguda, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, eles devem continuar isolados até o resultado dos exames de H1N1 e outras doenças, como pneumonia e doenças bacterianas, por exemplo.

Quatro deles estão internados no Hospital Regional de Rondonópolis e outro no box de emergência do Pronto-Atendimento do município. Todos procuraram atendimento no Pronto-Atendimento da cidade. O primeiro deles na última quinta-feira (10) e os demais no fim de semana, conforme a secretaria. São quatro homens e uma mulher com a síndrome.

Os materiais coletados já foram encaminhados a laboratórios de São Paulo e Rio de Janeiro e devem ficar prontos em até 60 dias, como informou a secretária de Saúde de Rondonópolis, Marildes Ferreira, nesta terça-feira (15). “Os casos são tratados como suspeitos [de H1N1]”, afirmou.

Enquanto não sai o laudo, eles recebem tratamento dado aos casos de H1N1, como informou o médico infectologista Érlon Cortez, que acompanha os pacientes. “A princípio, o diagnóstico é de síndrome respiratória aguda, porém, o tratamento dado é de H1N1 por questão de segurança, já que o resultado é demorado”, afirmou. “Normalmente, o diagnóstico sai depois da suspeita e não podemos esperar isso”, pontuou o médico.

Os primeiros casos de H1N1 foram registrados em 2009 em vários países, incluindo o Brasil. Os sintomas e transmissão da doença são semelhantes aos de uma gripe comum, mas com alguns agravantes. “A partir do momento que o paciente começa a apresentar sintomas, como falta de ar, é importante que procure um atendimento para avaliação”, disse o médico.

 

 

 

Fonte G1/MT