Mato Grosso, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
IBGE

IBGE começa preparativos para contagem da população Brasileira

Marcia Jordan

24/06/2014 às 07:28

IBGE começa preparativos para contagem da população Brasileira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou a preparação para a Contagem Populacional e Censo Agropecuário, que serão realizados em 2016. Para retratar os dados de acordo com a realidade dos municípios, o IBGE está solicitando informações `as prefeituras para auxiliar no levantamento oficial. O assunto foi debatido em reunião na Associação Mato-grossense dos Municípios, entre a equipe do IBGE e o superintendente da AMM, Darci Lovato.

Em fevereiro deste ano o IBGE enviou ofício `as prefeituras solicitando as seguintes informações: legislação municipal com memorial descritivo e mapas de distritos, de subdistritos ou região administrativa e do perímetro urbano. Se as prefeituras possuírem, também deverão disponibilizar legislação municipal com memorial descritivo e mapas de área urbana isolada, de bairros, de plano diretor, de unidade de conservação e mapas das zonas especiais e interesse social.

Segundo a coordenadora operacional da Contagem e Censo Agropecuário 2016, Millane Chaves, o prazo para a entrega desses documentos é até agosto de 2014. Haverá técnicos do IBGE percorrendo os municípios para recolherem as informações. “É muito importante que os municípios disponibilizem os dados, pois a contagem populacional reflete no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, que é baseado no número de habitantes”, assinalou.

O objetivo da solicitação do IBGE é garantir que os limites territoriais, como perímetro urbano e bairros, regulados por lei, sejam incorporados e considerados nas publicações e operações da Contagem Populacional, Censo Agropecuário e demais operações censitárias da instituição. A coordenadora orienta que mesmo os municípios que não tiveram alterações nas dimensões territoriais a partir de 2010, devem informar oficialmente o IBGE.

O superintendente da AMM, Darci Lovato, disse que é importante que os municípios colaborem com a pesquisa para que o resultado do censo retrate a realidade local. “Além disso, os gestores municipais poderão se basear nesses dados para planejar ações e elaborar projetos de desenvolvimento”, destacou.

O Censo Agropecuário, que fará um levantamento de todas as propriedades rurais, terá início em março de 2016 e a contagem populacional em agosto de 2016.

Participaram também da reunião na AMM a analista de Gestão de Pesquisa, Renata Bortoletto, o supervisor de Base Territorial, Sílvio Pimentel Martins, e o supervisor de Pesquisas Agropecuárias, Pedro Nessi Snizek Jr.

Fonte Redação com Assessoria