Mato Grosso, Terça-Feira, 21 de Setembro de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
ÁGUAS

Águas de Sinop leva educação ambiental para alunos de escolas municipais

Marcia Jordan

14/04/2016 às 08:28

Águas de Sinop leva educação ambiental para alunos de escolas municipais

image005Palestras de educação ambiental estão sendo realizadas em três escolas municipais de educação básica de Sinop nesta semana, com o intuito de conscientizar as novas gerações para a importância da conservação do meio ambiente e seu reflexo na qualidade de vida das pessoas. A atividade faz parte do Programa Saúde Nota 10, desenvolvido pela Águas de Sinop em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe já receberam a iniciativa nos dias 11 e 12 de abril e ontem quarta-feira(13.04) a Escola Municipal Professor Jurandir Liberino de Mesquita participa das palestras. Hoje (14.04), será a vez da Escola Municipal de Educação Básica Vereador Rodolfo Valter Kunze. As atividades ocorrerão às 7h15, 8h, 9h20, 10h, 13h20, 14h10, 15h20 e 16h.

Além de palestras educativas, os alunos recebem cartilhas educativas e jogos de quebra-cabeça, como ferramentas para fixar as informações sobre o saneamento. O programa Saúde Nota 10 envolve ainda a realização de um concurso de desenhos, frases e redações sobre o tema “Água e Esgoto Tratados: Saúde para todos”. Na conclusão do projeto, os autores dos trabalhos mais criativos são premiados e as escolas recebem a peça teatral “Aventuras no Mundo Encanado”, especialmente preparada para despertar nos estudantes a importância de preservar o meio ambiente.

Durante as atividades, os alunos aprendem sobre o papel que cada cidadão exerce na preservação dos recursos hídricos. A estudante da escola Sadao Watanabe Karina Pirone, de 9 anos, disse que adorou a iniciativa e ficou surpresa quando soube a quantidade de lixo que é jogada diretamente nos rios. “Aprendi que devemos cuidar dos nossos rios, não jogar lixo e também não podemos desperdiçar água”. Já o aluno Gustavo Souza, de 9 anos, afirma que é importante utilizar a rede de esgoto para a saúde e o meio ambiente. “Devemos cuidar da água para que ela não acabe e não usar fossas, que podem prejudicar nossa saúde”, comenta.

A coordenadora da Escola Sadao Watanabe, Elieth Magalhães Dias, elogiou a iniciativa e destaca que o programa é um grande aliado para o aprendizado das crianças. “O projeto é ótimo e complementa o trabalho em sala de aula. As crianças ficaram empolgadas e muito curiosas com o que aprenderam nas palestras. Ter a presença de alguém de fora da unidade escolar pode reforçar ainda mais o conteúdo aplicado em sala de aula”, explica.

Para incentivar os professores a trabalhar em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico, a concessionária também realiza nas escolas o Programa Sanear é Viver. A iniciativa promove um concurso de planos de aulas e os docentes são convidados para aliar o tema às disciplinas ministradas. Os melhores trabalhos com aplicabilidade em sala de aula serão premiados.

 

 

Fonte Assessoria