Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
POLÍCIA

Polícia Civil e OAB-MT se reúnem para atuação conjunta na prevenção de drogas

Marcia Jordan

21/04/2016 às 17:29

Polícia Civil e OAB-MT se reúnem para atuação conjunta na prevenção de drogas

IMG_20160420_110052948_HDRA Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, participou de uma reunião realizada na quarta-feira (20.04), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, juntamente com a Comissão de Políticas sobre Drogas da OAB-MT, com objetivo de propor uma agenda integrada para o desenvolvimento das ações de prevenção.

A reunião teve como objetivos propor uma integração das Instituições, através dos projetos sociais da Polícia Civil, nas ações de prevenção e políticas públicas. Além de sugestão para a articulação de rede com diferentes atores sociais a fim de fazer frente à questão das drogas, que deixou de ser mero problema de consumo individual para se tornar uma verdadeira epidemia atinente a todas as famílias, direta ou indiretamente.

Durante o encontro, o investigador Ademar Torres de Almeida, apresentou dados referentes ao uso e abuso de álcool e destacou a importância da atuação da OAB como grande articuladora no estímulo à chamada “participação social” de outros atores na prevenção dos problemas relacionados ao uso de álcool e de outras.

O presidente da comissão Nestor Fidelis, ressaltou que a OAB/MT se comprometeu institucionalmente com a causa da qual já faz parte há muito tempo, até mesmo porque advogados estão lidando frequentemente com causas ligadas ao tema. “A Ordem tem legitimidade para propor, debater o assunto e firmar parcerias que visam o combate às drogas”, destacou o advogado.

O delegado de polícia e coordenador de Polícia Comunitária, Gênison Brito Alves Lima, destacou a importância da OAB para atuar decisivamente na implantação de diferentes medidas articuladas entre si, com vista a uma resposta efetiva ao clamor da sociedade por ações concretas de proteção aos diferentes segmentos sociais que vivem sob maior vulnerabilidade para o uso abusivo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

O conselheiro e advogado Pedro Verão propôs novas agendas de trabalho com a Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil e os programas sociais por considerar importante a estratégia de intersetorialidade com o fim de alcançar efeito convergente diante do cenário apresentado visando a qualidade de vida geral de todos os cidadãos de nosso Estado.

Dentre as deliberações estão previstas a formulação da política estadual do álcool e o apoio da OAB na regulamentação da lei da vida no município de Várzea Grande que prevê o fechamento de bares e similares a partir das 23 horas com vistas a diminuir as ocorrências associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Este apoio foi solicitado pelo presidente do Conseg da área central de Várzea Grande, o senhor Carlos Alberto.

 

 

 

Fonte Assessoria