Mato Grosso, Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
SECRETARIA

Secretaria nega fechamento de unidade prisional feminina de Sinop.

Marcia Jordan

25/04/2016 às 18:18

Secretaria nega fechamento de unidade prisional feminina de Sinop.

3560556A secretaria de Justiça e direitos humanos de Mato Grosso negou através de sua assessoria o fechamento da unidade prisional feminina de Sinop. Conforme a assessoria, somente 28 recuperandas condenadas foram transferidas para a Penitenciária Feminina “Ana Maria do Couto May”, localizada na capital.

O fechamento da unidade não está nos planos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O que o governo tem aplicado em algumas unidades é o uso destes prédios, que antes de serem cadeias, eram delegacias, e transformar algumas destas cadeias em outros aparelhos públicos, como postos de saúde ou centro comunitários.

O objetivo não é prender mais: é mostrar mais eficiência no encarceramento, e para atingir esse objetivo, o governo tem focado na área social, dando assistência e oportunidade de emprego, via Secretaria de Trabalho e Assistência (Setas). Estas são ações preventivas.

Já o retorno aos estudos, oportunidade dada via Escola Nova Chance, mantida nas unidades penitenciárias via Secretaria de Educação (Seduc) atua como ação ressocializadora, com o recuperando apto a assumir um posto no mercado de trabalho. Temos ainda parcerias com as secretarias municipal e a estadual de Saúde (SES), Meio Ambiente, Agricultura, prefeituras e empresas privadas, tudo com vistas a reinserção social.

Quanta as denuncias de abuso de poder e tortura dentro do presidio, Osvaldo Florentino “Ferrugem” acusações, estas estão sendo apuradas pela Corregedoria da Sejudh.

 

 

Marcia Jordan com Assessoria