Mato Grosso, Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
NILSON

Nilson Leitão quer mercado exportador para pequenos e médios frigoríficos

Marcia Jordan

25/05/2016 às 07:47

Nilson Leitão quer mercado exportador para pequenos e médios frigoríficos

image3145636O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), recebeu nesta terça-feira (24), em Brasília, o vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Exportador de Carne, João Vianei, que pediu ajuda para inserir pequenos e médios frigoríficos no mercado internacional, hoje nas mãos das grandes companhias.

A associação reúne cerca de 130 frigoríficos de diversas partes do país e tem como estratégia unir as estruturas para conseguir volume de produção e então ter acesso a mercados emergentes e com alto consumo da proteína animal como a China e o Qatar, por exemplo.

Para Nilson Leitão, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a abertura mercado internacional aos pequenos e médios frigoríficos tem de ser pensada como politica de Estado. Para auxiliar nas negociações, o parlamentar solicitou audiência com o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, o que deve acontecer nos próximos dias.

“O Brasil é reconhecidamente um grande exportar de carne, sobretudo pela qualidade do nosso produto. É preciso, no entanto, revisar alguns acordos e incentivos que hoje só beneficiam grandes conglomerados. O pequeno e o médio também podem contribuir com o mercado exportador. Vamos lutar por isso”, disse Leitão.

A abertura do mercado de exportação para os pequenos e médios frigoríficos deve fazer com que muitas plantas sejam reativadas, elevando a geração de mão de obra direta e indireta. Em 2015, cerca de 30 frigoríficos fecharam as portas no Brasil, quase uma dezena deles em Mato Grosso, que detém o maior rebanho do País, com 28,4 milhões de cabeças.

 

 

 

Fonte Assessoria