Mato Grosso, Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
DELEGACIAS

Delegacias da Polícia Civil recebem reforço de 36 novos escrivães

Marcia Jordan

26/05/2016 às 18:17

Delegacias da Polícia Civil recebem reforço de 36 novos escrivães

juramentoescrivaesTrinta e seis escrivães passam nos próximos dias a reforçar o efetivo das delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Os policiais finalizaram, na quarta-feira (25.05), o 13º Curso de Formação Inicial Técnico –Profissional de Escrivão de Polícia, na Academia de Polícia. Participaram da cerimônia de encerramento autoridades da Segurança Pública, o Coral da PJC e familiares dos graduandos.

Em discurso, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta Moraes afirmou se tratar de um dia especial para toda a instituição. “Os senhores e senhoras assumem hoje o compromisso e a responsabilidade de defender pessoas que sequer conhecem. Esta é a grande nobreza da função pública. Aprenderão bastante com muitos heróis que cruzarem o caminho”.

formaturaescrivaes diplomaO secretário de segurança pública, Rogers Elizandro Jarbas, deu boas vindas aos novos policiais civis e destacou a importância de agir dentro da legalidade, com um olhar científico sobre a criminalidade. “Mais do que integrar, precisamos interagir todas as forças de segurança para resultados eficazes, Polícia Civil, Militar, Bombeiros e Politec. Convido vocês a derrubarem o muro do preconceito e da diferença e agirmos todos juntos contra nosso inimigo em comum, o criminoso”.

O diretor da Academia de Polícia, Carlos Fernando da Cunha Costa, saldou o trabalho de seu antecessor, Marcos Aurélio Veloso e Silva, o empenho de professores e servidores da instituição e convidou os novos policiais a buscarem um diferencial ao longo de suas carreiras. “Não construam cercas, construam pontes, parcerias, amizades”.

O presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia (Sindepojuc), Davi Padilha Nogueira,resumiu o ofício dos colegas recém-chegados. “O escrivão é o profissional que formaliza a história do crime para que no futuro a Justiça seja feita”

Felicidade e aprendizado

A oradora da turma, Andressa Moçale, lembrou os momentos de superação e companheirismo vivido ao longo do curso de formação. “Superamos todos os nossos limites e medos. Cada um de nós chegou até aqui por um motivo. O destino nos uniu. Estamos compromissados com a verdade e a legalidade”.

Um dos compromissos é de fazer a diferença pela instituição, “mas principalmente por toda a sociedade, e superar estereótipos”, como explica o formando Hugo Almeida da Silva, 27 anos. Graduado em Ciências Contábeis, ele afirma ter se motivado com o exemplo de um escrivão lotado em Sinop, Jeferson Barônio, do mesmo polo que escolheu para atuar.

Clodoaldo Barbosa Moraes, 39 anos, era analista de sistemas quando optou por entrar para a Polícia Judiciária Civil. Ele disse estar motivado para atuar na cidade em que for lotado dentro da regional de Barra do Garças. “Na Acadepol fomos preparados para enfrentar as dificuldades que surgirem ao longo da profissão”, afirmou.

A escrivã Rafaela Paiva Coelho, 25 anos, é de Araputanga, cidade que integra a Regional de Cáceres, sua escolha de lotação. Graduada em Direito, ela se surpreendeu positivamente com um desejo crescente pela profissão. “Ao contrário de muitos colegas aqui, este não era inicialmente o meu sonho. Mas, agora se tornou um projeto de vida. É contagiante. Estou muito motivada”, contou.

Lotação

Os novos escrivães de polícia de Mato Grosso se apresentam na segunda-feira (30) no prédio da Diretoria Geral da PJC. No local serão entregues as portarias de lotação de cada policial, conforme o polo de escolha do candidato no momento da inscrição no concurso de 2013.

Participaram da solenidade de formatura os diretores da Polícia Civil, Rogério Modelli (Delegado Geral adjunto), Rogério Gualda (Metropolitano) Maria Alice Barros Amorim (Atividades Especiais), Mario Dermerval Resende(Execuções Estratégicas), Wilson Leite (Interior), entre outras lideranças da Segurança Pública.

A formatura dos 455 novos investigadores de polícia acontecerá em 24 de junho.

 

 

 

Fonte PJC