Mato Grosso, Terça-Feira, 27 de Julho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
NOVO MÉTODO

Prefeitura lança sistema de agendamento para vacina contra Covid-19 e abre novos grupos; confira

Os agendamentos já podem ser feitos a partir desta terça-feira (22) no site da prefeitura

Da Redação

21/06/2021 às 17:41

Prefeitura lança sistema de agendamento para vacina contra Covid-19 e abre novos grupos; confira
Secom

A vacinação em primeira dose contra Covid-19 passará a ser agendada. A Prefeitura de Sinop disponibiliza, a partir desta terça-feira (22), o site para que os munícipes possam escolher data, local e horário para receber o imunizante: https://vacinacao.sinop.mt.gov.br/. A partir de quarta (23), para vacinar, será obrigatório o horário estar agendado.

O novo sistema já permitirá o agendamento para dois novos grupos, que começarão a ser atendidos também a partir de quarta-feira, sendo lactantes (mães com crianças menores de 1 ano) e  pessoas com 55 a 59 sem comorbidades. A ferramenta também atenderá as pessoas que integram os grupos chamados anteriormente e que, por algum motivo, não compareceram nas ações específicas.

O sistema, que foi desenvolvido a partir de uma parceria com a empresa MPX Brasil Soluções Web, responsável pelo website da Prefeitura, é totalmente seguro. “A empresa, sensibilizada com a situação do município e do país [em relação a Covid] se uniu a equipe da Saúde e se prontificou a fazer o trabalho em parceria, após várias reuniões com todos os envolvidos”, destacou o presidente e fundador da empresa parceria, Marcos Paulo Silva.

O site é totalmente seguro e o agendamento é feito utilizando o número de CPF da pessoa a ser imunizada. Caso o munícipe não compareça na data e hora marcada, terá só mais uma oportunidade de agendar uma nova ocasião. “Ele atende a legislação da Internet, inclusive os requisitos de acessibilidade, a LGPD [lei geral de proteção de dados] e dessa forma a Prefeitura de Sinop inova e sai na frente outra vez em relação aos outros municípios do Estado”, reforçou Marcos Paulo.

O sistema de agendamento auxilia, principalmente, quando feita a abertura de novos grupos de vacinação, evitando filas e aglomerações, além de atender as medidas de biossegurança preconizadas para evitar a transmissão do Coronavírus.  Além do link descrito acima, a página também estará disponível no site da prefeitura. “Será necessário apenas acessar o site oficial da prefeitura, clicar no banner agendamento de vacinas e seguir o passo a passo”, reforçou o presidente da MPX Brasil.

Os locais de vacinação seguem os mesmos: UBS Alto da Glória, Camping Club, Nações, Palmeiras, Primaveras, Sabrina. Maria Vindilina 2 e CIA Jacarandás.  No dia agendado, é importante apresentar o comprovante de agendamento, bem como algum documento oficial com foto, cartão SUS atualizado ou o CPF, além do cartão de vacinação.

A vacinação contra Covid-19 começou em janeiro e, desde então, 38 mil doses já foram aplicadas em Sinop, sendo 27,4 mil em primeira e, outras 10,7 mil em segunda dose.

DETALHES IMPORTANTES SOBRE OS GRUPOS:

  • Trabalhadores (educação ou da saúde) é importante apresentar cópia de algum documento que comprove vínculo ativo (holerite, por exemplo). O documento será retido e anexado no cadastro do vacinado.
  • Grávidas e Puérperas (45 dias de nascimento) com comorbidades:  é necessário apresentar a cópia do laudo médico indicando a condição, incluindo o CID da doença. O documento será retido e anexado no cadastro do vacinado.
  • Grávidas e Puérperas (45 dias de nascimento) sem comorbidades:  é necessário apresentar declaração médica na qual destaca a recomendação da aplicação do imunizante, conforme orientado na resolução CIB/MT Ad Referendum  sob nº 59, emitido no último dia 10 de junho. O documento será retido e anexado no cadastro do vacinado.
  • Lactantes (apenas com filhos com idade até  1 ano): levar cópia da certidão de nascimento da criança. O documento será retido e anexado no cadastro do vacinado. É importante também apresentar algum documento oficial com foto.
  • Pessoas com 18 anos ou mais com comorbidades:  é necessário apresentar a cópia do laudo médico indicando a condição, incluindo o CID da doença. O documento será retido e anexado no cadastro do vacinado.
  • Pessoas com 18 anos ou mais com deficiência permanente: este grupo inclui pessoas com limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros. A comprovação pode ser feita por laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência.