Mato Grosso, Domingo, 16 de Maio de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
DESAFOGAR O SISTEMA

Estado instala 150 leitos de home care a partir de segunda-feira em quatro municípios

Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Sinop.

Da Redação

04/04/2021 às 22:37

Estado instala 150 leitos de home care a partir de segunda-feira em quatro municípios
divulgação

 A instalação dos 150 leitos de home care prometidos pelo Governo do Estado começará na próxima segunda-feira (5), segundo o próprio secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, em quatro cidades: Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Sinop. Os leitos foram anunciados pelo Estado no início do mês de março.
          
“A partir da próxima segunda-feira já começa a operação. Na verdade a home care é uma estratégia para tirar o paciente que esteja num estado já de recuperação mas que ainda não teve alta do hospital, tentando desafogar especialmente leitos de UTI ou até mesmo leitos de enfermaria, caso a gente chegue num colapso total de leitos de enfermaria. Mas essa principal estratégia que a gente consiga finalizar o tratamento do paciente em casa”, explicou Gilberto..
 
Apesar da abertura dos 150 leitos, o secretário explicou que isso não significa, necessariamente, 150 vagas a mais nos hospitais. “O paciente precisa ter um perfil para ir para casa. A vaga pode existir, mas posso não ter o paciente para isso. Existe toda uma avaliação de uma equipe médica para isso, o home care é uma extensão do hospital. Estamos abrindo em Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Sinop, então poderá até ser um número maior que esse”.
 
Os pacientes com direito a home care serão os que estão internados ou procuraram internação em um hospital do Estado, já que, segundo Gilberto, ele não tem governança sobre outras unidades de saúde. No início do mês de março, o governo do Estado de Mato Grosso anunciou que iria abrir mais 810 leitos em todo o estado, como medida para aumentar o atendimento às vítimas do novo coronavírus (Covid-19). Dos leitos anunciados, 160 leitos eram de UTI, 150 leitos de home care e outros 500 divididos em três tipos, todos de enfermaria.

 

Redação Isabela Mercuri 

Reportagem Max Aguiar