Mato Grosso, Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
CONSELHEIRO

Conselheiro da Seduc e mais 2 são presos por vender diplomas falsos em MT

Marcia Jordan

22/06/2016 às 08:14

Conselheiro da Seduc e mais 2 são presos por vender diplomas falsos em MT

24c45c52997509395c64e29e7ae457c3A Polícia Civil de Mato Grosso dá suporte neste momento a realização da “Operação Volta às Aulas”, que visa combater a falsificação certificados e históricos escolares de conclusão de 1º e 2º grau, na modalidade de educação de jovens e adultos a distancia. A sede da investigação é no estado do Paraná.

A primeira fase da operação foi realizada em dezembro do ano passado quando se descobriu que as empresas Interathyvo e a Paraná Cursos, buscavam através de propagandas alunos que necessitavam concluir o ensino médio e fundamental. Mas em vez de oferecerem o curso, as empresas cobravam de R$ 1.300 até R$ 1.700, e falsificavam as provas inclusive documentos pessoais enviados para a Secretaria da Educação do Paraná.

Cerca de 350 alunos usaram os diplomas e certificados para, por exemplo, realizar matrículas em universidades. Esses estudantes estão sendo investigados para saber se tinham ciência do esquema criminoso, segundo a polícia.
Além de Cuiabá, estão sendo cumpridos mandados em Rio de Janeiro e Mato Grosso. Em Cuiabá, três pessoas já foram presas sendo duas num prédio localziado na rua Desembargador de Mesquita no bairro Araés.

Outro alvo de prisão é um ex-conselheiro da secretaria de Educação de Mato Grosso. Ele atuaria como avalista e vendedor dos certificados no Estado.

Ao todo, foram expedidos 42 mandados judiciais, sendo nove de prisão temporária, nove de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento, e 24 de busca e apreensão.

 

 

 

 

 

Fonte Folhamax