Mato Grosso, Terça-Feira, 14 de Julho de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
CONSELHO TUTELAR

Prefeitura empossa novos conselheiros tutelares

Assumem as funções no conselho da 2ª Região.

Da Redação

01/06/2020 às 16:53

Prefeitura empossa novos conselheiros tutelares
reprodução

Tomaram posse, nesta segunda-feira, 1º de junho, os cinco novos conselheiros tutelares escolhidos através do voto direto no dia 6 de outubro do ano passado (2019) em pleito organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Assumem as funções no conselho da 2ª Região.

Presente na solenidade, o vice-prefeito Gilson de Oliveira reconheceu a importância do Conselho e destacou que a prefeita Rosana Martinelli não mediu esforços para que o segundo conselho fosse criado. “Não tenho dúvida que os novos conselheiros serão brilhantes em suas ações em prol as nossas crianças e adolescentes”.

Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Gabriela de Jesus ressaltou todo o processo de escolha e capacitação dos novos conselheiros. “Nós trabalhamos durante um ano nessa eleição, empossamos o primeiro conselho em janeiro (Região I). Hoje, estamos empossando os da Região 2. Graças a Deus e à prefeita Rosana, hoje, a população está sendo agraciada com um segundo conselho”.

Além da eleição direta, os novos conselheiros foram submetidos a provas psicológicas, objetivas e capacitações. Ana Carolina Cordeiro, uma das empossadas, sabe a responsabilidade do cargo. “Estou preparada para essa nova missão e ajudar nossa comunidade. Com a ajuda de todos queremos prestar um ótimo trabalho, já que garantir o direito da criança e do adolescente também é papel da sociedade, órgãos judiciários, a polícia”.

A secretária de Assistência Social, Josi Palmasola, pontuou que, a partir de agora, os conselheiros vão atender em prédio próprio. “A prefeita Rosana não mediu esforços para melhorar as condições de trabalho dos conselheiros. Exemplo disso é novo prédio próprio eu vai abrigar os dois conselho juntos, agilizando os atendimentos”.

Apesar dos dois conselhos ficarem nos mesmo prédio, já foi feita uma divisão dos atendimentos. O 1ª Região vai atender as demandas dos Cras Palmeiras e Boa Esperança. O segundo atende os Cras Menino Jesus e Paulista.

A segunda unidade do Conselho Tutelar foi criada com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prevê que a cada 100 mil habitantes, o município deve implantar um novo Conselho Tutelar.  Sinop, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tem 142. 996 mil habitantes e um Conselho Tutelar com 5 conselheiros.

A nova sede do Conselho Tutelar fica na Avenida das Itaúbas, esquina com a Tarumãs. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos horários de almoço, finais de semana e feriados, o atendimento é feito por um conselheiro plantonista.

Empossados Região 2

01 ALLISON SIMIONI
02 ANA CAROLINA DE SOUZA CORDEIRO
03 DAVID ANTONIO RODRIGUES DE SALES
04 MARGARETH DÜRKS
05 ROSELI MARIA MULLER KARSBURG

 

No dia 10 de janeiro já haviam sido empossados outros cinco conselheiros que atuarão na Região I

01 INGRID COSTA CRUZ TRENTO
02 MAICON DIONE LEMOS
03 MARIA ANGÉLICA CAVALCANTE 
04 FABIANO DA SILVA SANTOS JUNIOR
05 ARILCE MARIA DA CRUZ