Mato Grosso, Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
DENGUE

Colniza declara situação de emergência por causa da dengue

250 casos de dengue foram confirmados em 2019

Da Redação

11/12/2019 às 15:30

Colniza declara situação de emergência por causa da dengue
reprodução

O município de Colniza (1.065 km a nordeste de Cuiabá) declarou situação de emergência por causa da infestação do mosquito aedes aegypti e o aumento dos casos de dengue na região. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de 9 de dezembro.

Segundo o decreto 128/2019 foram notificados 250 casos de dengue em 2019, sendo 208 já confirmados. Um dos motivos para a alta incidência do mosquito foram as "fortes chuvas que afetaram esse município entre os dias 6 e 7 do corrente mês e ano".

Por causa do aumento da doença no município, "que enfrenta um verdadeiro estado de calamidade pública" a Prefeitura declarou a situação de emergência, que será comunicada ao Ministério da Integração, para o recebimento de verbas para este fim.

Enquanto o recurso federal não vem, o município fica autorizado a fazer contratos emergenciais, ou seja, sem licitação, para os serviços emergenciais de controle e combate ao mosquito, assim como a convocação de voluntários para reforçar as campanhas de prevenção. O decreto tem prazo de 120 dias.