Mato Grosso, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
FEIRA DO EMPREENDEDOR

Sebrae MT e as prefeituras de Cláudia, Sinop e Sorriso promovem a Feira do Jovem Empreendedor

Os eventos são o resultado do trabalho desenvolvido no curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos 

Da Redação

14/11/2019 às 16:14

Sebrae MT e as prefeituras de Cláudia, Sinop e Sorriso promovem a Feira do Jovem Empreendedor
reprodução

Durante o mês de novembro e o início de dezembro 24 escolas dos municípios de Cláudia, Sinop e Sorriso, realizam a Feira do Jovem Empreendedor. Os eventos buscam apresentar os trabalhos de empreendedorismo desenvolvidos pelos alunos durante o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que o Sebrae promove com o objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora.  

A Feira do Jovem Empreendedor é o resultado prático de todo o aprendizado das crianças durante o curso. De forma lúdica, os alunos aprendem e desenvolvem habilidades e comportamentos empreendedores que podem ser aplicados tanto em um negócio como, também, no decorrer do seu crescimento pessoal.

E esse é um dos pontos que a secretária de Educação e Cultura do município de Cláudia Claudevânia Barbon Anderle destaca sobre a relevância do curso dentro das escolas.

 De acordo com a gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae MT Lorrayne Aparecida de Menezes o JEPP busca apresentar diversas práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“Isso vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco, que são: aprender a conhecer, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes, ressalta Lorrayne Aparecida de Menezes.  

 

A proposta da Feira do Jovem Empreendedor é, por meio de  um ambiente propício à aprendizagem, favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Os alunos trabalham desde a produção até a comercialização dos produtos, e isso estimula eles a correrem os riscos de um negócio” afirma Cláudia Claudevânia Barbon Anderle sobre o significado da atividade para as crianças. 

 Um dos gestores locais do Programa Educação Empreendedora Tiago Silva explica que 2019 é o primeiro ano que o município de Cláudia participa e já é o segundo ano que Sinop e Sorriso fazem o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

“Incentivamos os alunos do ensino fundamental a buscar o autoconhecimento e novas aprendizagens, além de instigar o espírito de coletividade, por meio da educação empreendedora”, esclarece Silva. Confira abaixo as escolas que vão realizar a Feira do Jovem Empreendedor em Cláudia, Sinop e Sorriso.