Mato Grosso, Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
SINOP

Dia D de vacinação contra sarampo acontece amanhã

Ao todo, 20 unidades e o IMAC (localizado no bairro Vitória Régia) estarão à disposição da comunidad

Da Redação

18/10/2019 às 17:41

Dia D de vacinação contra sarampo acontece amanhã
reprodução

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, irá realizar neste sábado (19), das 8h às 17h, um grande mutirão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Serão prestados os serviços de preventivo do câncer uterino, pesagem do Bolsa Família, testes rápidos, pedidos de mamografias (de acordo com o histórico familiar, idade ou a suspeita de alguma alteração) e vacinação.

Ao todo, 20 unidades e o IMAC (localizado no bairro Vitória Régia) estarão à disposição da comunidade. Não abrirão, apenas, as UBS do Boa Esperança, Vitória Régia e Menino Jesus. No entanto, os munícipes destas regiões podem procurar os pontos de serviços mais próximos para receber o atendimento.

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) também estará em funcionamento, durante todo o sábado, ofertando consultas ginecológica, psicológica e nutricional, preventivo do câncer uterino, testes rápidos e orientações. A unidade irá atender, por meio de agendamentos, aproximadamente, 200 mulheres.   

DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

Conforme a imposição do Ministério da Saúde, a campanha, nesta primeira etapa, do dia 7/10 a 27/10, está priorizando crianças de seis meses a, no máximo, 4 anos, 11 meses e 29 dias, devido à elevada incidência da doença na faixa etária, baseado nos casos registrados em 2019. A idade indicada apresenta maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Já na segunda etapa da campanha, que será realizada do dia 18/11 a 30/11, o grupo contemplado será de adultos jovens com idade de 20 a 29 anos, devido ao número de casos confirmados nesta faixa etária serem expressivos. No entanto, a vacina contra sarampo faz parte da rotina das Unidades Básicas de Saúde e está disponível para todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.

CARIMBO OBRIGATÓRIO PARA MATRÍCULA

O mutirão deste sábado é uma boa oportunidade para os pais atualizarem o cartão de vacina dos filhos. Isto porque passa a ser obrigatório para o ato da matrícula/rematrícula das crianças na rede municipal que os pais apresentem a carteirinha da criança, contendo um carimbo da Unidade Básica de Saúde (UBS) por meio do qual se atestará que o estudante tomou todas as doses estipuladas pelo Ministério da Saúde para aquela faixa etária.

ATUALIZAÇÃO DO BOLSA FAMÍLIA

Os beneficiários do programa Bolsa Família devem realizar o acompanhamento obrigatório, sendo pesagem, altura e verificação do cartão e vacina de todos os integrantes o programa, a cada seis meses.

O acompanhamento nos postos de saúde é uma das exigências, do Governo Federal para que as famílias continuem a receber o benefício. Conforme os requisitos do programa, ao beneficiários que não providenciarem o acompanhamento terão seu benefício bloqueado e posteriormente suspenso, visto que essa é uma obrigação da família que recebe o benefício.