Mato Grosso, Segunda-Feira, 26 de Julho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
TEMER

Temer confirma visita a MT em setembro

Marcia Jordan

18/08/2016 às 13:28

Temer confirma visita a MT em setembro

6e5838ab687b232774aa679e5579303fO secretário-geral do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), deputado estadual Silvano Amaral (PMDB) anunciou que o presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), visitará Mato Grosso no próximo mês.

A visita oficial do presidente em exercício foi pauta da reunião entre o parlamentar e o deputado federal, Carlos Bezerra (PMDB), em Brasília, nessa terça-feira (17). Temer irá participar da entrega de escrituras de terras aos assentados da Gleba Mercedes I e II, em Nova Fronteira, distrito de Tabaporã. De acordo com o Governo Federal mais de 100 mil assentados estão na fila aguardando pela tão esperada documentação.

Silvano explica que sem esse documento o produtor fica impossibilitado de contrair linhas de crédito do Governo Federal e também ao Banco Nacional de Desenvolvimento social (BNDES. Segundo parlamentar, centenas de produtores rurais que residem na Gleba Mercedes sofrem também com a falta de estrutura.

“Nada se faz na Mercedes sem esses títulos. São sete mil hectares de terra para serem regularizados. Nossos assentados ficam de mãos atadas enquanto não se resolve essa questão da reforma agrária. É um sonho antigo da comunidade e fico feliz por estar saindo do papel”, disse Silvano.

Mato Grosso é o primeiro estado no Brasil a ser contemplado com a titularidade de terras em 2016. Gleba Mercedes está entre os três assentamentos mato-grossenses que receberão os títulos definitivos. No país, cerca de 13 mil assentamentos aguardam a regularização de terras.

Em recente entrevista ao jornal A Folha de São Paulo, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha disse que um levantamento já foi feito. “Agora temos que filtrar Estado por Estado à situação do assentamento propriamente dito no que tange à sua condição física”, explicou Padilha.

O ministro disse ainda, que com isso, Temer pretende criar bandeiras sociais para o atual governo federal. O presidente prepara também, a oferta de crédito rural a assentados, principalmente aqueles que receberão títulos das propriedades, a exemplo da Gleba Mercedes, em Sinop.

Esses financiamentos, conforme Padilha, serão oferecidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Porém, o montante ainda não foi definido.

Sobre a visita do presidente Michel Temer à Sinop, o deputado Silvano informou que a data e o horário ainda estão em abertos, mas em breve a assessoria do presidente entrará em contato com Mato Grosso para informar.
“Essa foi a notícia do ano para os assentados da Gleba Mercedes.

Estamos felizes por fazer parte dessa luta e principalmente por ter dado certo”, enfatizou Silvano, ao destacar que a regularização é primordial aos assentados, especialmente para os atingidos pela Hidrelétrica de Energia (UHE), que para serem indenizados precisam do titulo definitivo para negociarem com a empresa responsável pela Companhia de Energética Sinop (CES).

 

 

 

 

Fonte Folhamax