Mato Grosso, Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
SONNEN

Sonnen também cai em antidoping surpresa e está fora de luta com Belfort

Marcia Jordan

10/06/2014 às 16:37

Sonnen também cai em antidoping surpresa e está fora de luta com Belfort

Chael Sonnen também não passou em teste antidoping, realizado de surpresa pela Comissão Atlética de Nevada, responsável pelas lutas realizadas em Las Vegas (EUA). Assim como o seu rival Vitor Belfort, o norte-americano falhou nos exames e foi flagrado com as substâncias anastrozol e clomifeno. O UFC já sabe dos resultados, mas ainda não definiu o que será feito com o combate entre Sonnen e Belfort, marcado para a edição número 175.

Flagrado com níveis do hormônio testosterona acima do normal, o brasileiro entrou com um processo para ter licença para enfrentar Sonnen no dia 5 de julho. No entanto, essa luta não deverá acontecer. Com Sonnen na berlinda por ser reincidente e pelo flagrante, apenas uma improvável liberação poderá manter o duelo.

A situação de Belfort também é difícil. No dia 17 de junho, a Comissão julgará seu pedido e ele já avisou que estará lá para dar todas as explicações necessárias, inclusive sobre o resultado anormal deste teste surpresa. A tendência é que o brasileiro não seja liberado para entrar no octógono – em um combate que ganha ainda mais interrogações com o teste positivo de Sonnen para doping.

No UFC 175, Belfort seria o substituto de Wanderlei Silva, também envolvido em polêmica por causa de teste antidoping. Ele se recusou a fazer o exame e acabou cortado do card por Dana White, presidente do UFC. Por sua vez, o carioca enfrentaria Chris Weidman pelo cinturão dos médios, mas teve de deixar a luta justamente por conta da proibição do TRT, uma vez que não teria tempo de estar com os níveis hormonais adequados.

Sonnen atacou Wand por rejeitar o doping, mas agora foi flagrado com substâncias classificadas como anti-estrogênicos.

Anastrozol é usado para combater os primeiros estágios de câncer de mama. O clomifeno é ministrado em casos de infertilidade feminina.

Ambas as drogas estão na lista da Agência Mundial Antidoping (Wada) como ilegais. O anastrozol é capaz de reduzir o estrogênio do corpo e é utilizada por homens para tratar o hipogonadismo – doença citada por Sonnen para justificar uma baixa produção de testosterona. O clomifeno é usado por homens para aumentar os níveis de testosterona.

O lutador norte-americano caiu no doping pela segunda vez na carreira. Em 2010, ele chegou perto da vitória contra Anderson Silva no UFC 117, mas foi derrotado na disputa do cinturão dos médios. Após o combate, Sonnen foi testado e reprovado por causa de elevado uso de testosterona. Pegou pena de um ano, que foi reduzida para seis meses em seguida.

Uol