Mato Grosso, Segunda-Feira, 26 de Julho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
CORPO

Corpo de Bombeiros e Batalhão de Emergências Ambientais lançam operação “Abafa Amazônia”

Marcia Jordan

22/09/2016 às 06:57

Corpo de Bombeiros e Batalhão de Emergências Ambientais lançam operação “Abafa Amazônia”

IMG_5180O nome da operação faz alusão ao principal instrumento de combate dos incêndios florestais que é o abafador.O lançamento oficial dos trabalhos será amanhã(22) às 10h no aeroporto de Sinop.

No ato da solenidade estarão presentes os representantes do Corpo de Bombeiros e Batalhão de Emergências Ambientais, Sema, Superintendência de Fiscalização, Polícia Ambiental e Polícia Militar.

A base central será em Sinop mas a operação atingirá todo o médio norte do estado, com o objetivo de evitar queimadas na mata amazônica bem como fiscalizar pontos de desmatamento. De acordo com o Coronel Gleidson- do Batalhão de Emergências Ambientais-, serão utilizados duas aeronaves, caminhão auto bomba, caminhão de combate e outro veículo de abastecimento. Na operação que vai durar 10 dias, também haverá aproximadamente 50 homens envolvidos.

Como vai funcionar a operação.

Uma equipe de geomonitoramento ficará responsável pelo monitoramento via satélite. A partir do recebimento dos dados de focos de calor bem como sua localização, as equipes que estarão descentralizadas irão de imediato realizar a checagem e o combate dos focos.

Dependendo da intensidade do fogo e sua localização geográfica, serão utilizadas as aeronaves equipadas com todo suporte para o combate do incêndio. Não havendo solicitação de combate, os aviões decolarão do mesmo jeito todos os dias para identificar possíveis focos que por ventura não apareçam nos satélites.

Apesar de ser oficialmente lançada amanhã, a Operação Abafa Amazônia já está verificando hoje(21) um foco de calor na cidade de União do Sul e deslocando outra equipe para a Gleba Mercedes V em Sinop.

 

 

 

 

Fonte Assessoria