Mato Grosso, Quarta-Feira, 16 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
25

25 casos de microcefalia e 7 óbitos são confirmados

Marcia Jordan

23/09/2016 às 09:19

25 casos de microcefalia e 7 óbitos são confirmados

microcefaliaDos 308 casos notificados de microcefalia em Mato Grosso, 25 foram confirmados até o momento, sendo sete associados ao vírus zika. Comparado com a semana anterior, houve aumento de seis novas notificações no Estado.

Também foram notificados 21 óbitos, com sete confirmações para microcefalia, quatro descartados e 10 ainda estão em investigação.

Os casos notificados estão distribuídos em 53 municípios de Mato Grosso. As cidades com mais notificações são Cáceres (48) e Rondonópolis (46).

A orientação da Secretaria de Estado de Saúde é para que os municípios investiguem os casos para confirmação, de acordo com o Protocolo de Vigilância, e intensifiquem o acompanhamento dos casos pela atenção à saúde.

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde esclarece que utiliza as definições vigentes no Protocolo do Ministério da Saúde para confirmar ou descartar os casos suspeitos. O Ministério considera um caso confirmado após análise clínica radiológica e/ou laboratorial.

De acordo com o Protocolo, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características clínicas e/ou laboratoriais sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus zika, entre outros agentes infecciosos.

O documento traz também orientações, como a definição de casos suspeitos de microcefalia durante a gestação, caso suspeito durante o parto ou após o nascimento, critérios para exclusão de casos suspeitos, sistema de notificação e investigação laboratorial. Além disso, há orientações sobre como deve ser feita a investigação epidemiológica dos casos suspeitos e sobre o monitoramento e análise dos dados.

 

 

Fonte Gazeta