Mato Grosso, Domingo, 17 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
PF

PF cumpre mandado de prisão em Mato Grosso e mais 6 estados contra desmate ilegal

Marcia Jordan

05/06/2014 às 15:58

PF cumpre mandado de prisão em Mato Grosso e mais 6 estados contra desmate ilegal

A Polícia Federal está cumprindo, hoje, 48 mandados de prisão temporária, 46 mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva referentes a operação “Metástase”. A assessoria confirmou que um mandado de prisão foi cumprido no município de Pontal do Araguaia. Apenas este mandado foi expedido para cumprimento no Estado, os demais são de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Paraná e Pernambuco. Até o momento, 28 mandados de prisão foram cumpridos.

A operação tem apoio do Ministério Público Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e visa combater o desmatamento ilegal nestes estados. A assessoria informou ainda que, ao todo, 150 pessoas físicas e jurídicas serão indiciadas por envolvimentos em crimes ambientais. A maioria delas está situada em Goiás e Minas Gerais.

As investigações apontam que os criminosos fraudavam as guias de autorização estaduais. A operação, desencadeada no dia mundial do meio ambiente, é para desarticular uma organização criminosa especializada no desmatamento ilegal de vegetação nativa, principalmente na região do cerrado brasileiro. A madeira, extraída irregularmente, era usada para produção, transporte e comercialização de carvão destinado ao abastecimento de fornos de indústrias siderúrgicas no estado de Minas Gerais.

O nome da operação faz referência à forma como a organização atuava na exploração do cerrado, como um câncer que se espalhou pela região. O bioma é um dos mais ameaçados do país. Considerado a savana mais rica do mundo, com uma área original de 204 milhões de hectares, já perdeu mais de 60% da vegetação original.

SN