Mato Grosso, Terça-Feira, 22 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
ESTUDANTES

Estudantes de Sinop apresentam vídeos produzidos no projeto Cinema no Mato

Marcia Jordan

05/11/2016 às 09:52

Estudantes de Sinop apresentam vídeos produzidos no projeto Cinema no Mato

fotoAlunos da rede pública de ensino de Sinop apresentaram na última semana, na sede da Águas de Sinop, os curtas-metragens que foram produzidos durante o projeto cultural Cinema no Mato. Todos os vídeos trouxeram a temática ambiental, com a abordagem de assuntos como a crise hídrica e desmatamento. Os curtas exibidos pelos alunos foram: A decisão foi Sua, A Busca e Enquanto Houver Vida.

Desenvolvido pelo Instituto Equipav, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, patrocinado pela Águas de Sinop com apoio da Secretaria da Diversidade Cultural, o projeto é voltado para o empoderamento do jovem e agregou o ensino da teoria do cinema com a prática, por meio de oficinas multidisciplinares. Durante o curso, os jovens entre 14 a 19 anos, aprenderam todas as etapas que abrangem a produção de um filme, como elaboração de roteiro, manuseio de equipamentos cinematográficos, preparação de elenco, filmagem, direção de arte, edição de vídeo e produção geral.

De acordo com a coordenadora do projeto em Sinop, Leni Chiarello, foi de grande importância acompanhar o desenvolvimento dos estudantes durante o projeto. “Parabenizo a persistência e dedicação dos estudantes ao projeto e também pela qualidade dos curtas produzidos. Acredito que ações que envolvem os jovens com propostas positivas contribuem para a construção de uma sociedade melhor e sustentável. É gratificante fazer parte deste trabalho”, comentou.

A estudante Kiara Baco Anhon, 16 anos, que ficou responsável pela construção de roteiro e direção de um dos curta-metragem, disse que sempre gostou de escrever e criar histórias. “Adorei participar do projeto, foi uma grande oportunidade para quem gosta de cinema. Na minha turma, havia muitas pessoas que se interessam pela área de audiovisual, mas nunca puderam ter contato e quando entraram no projeto puderam conhecer na prática tudo o que é preciso para atuar profissionalmente”, ressaltou.

Como trabalho de conclusão do curso, os alunos exibirão os curtas-metragens no evento de encerramento, o 1º Festival de Curtas de Mato Grosso, na cidade de Primavera do Leste, nos próximos meses.

 

 

Fonte Assessoria