Mato Grosso, Domingo, 25 de Julho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
GOVERNO

Governo confirma Wilson Santos como secretário de Cidades; missão é concluir o VLT

Marcia Jordan

10/11/2016 às 20:08

Governo confirma Wilson Santos como secretário de Cidades; missão é concluir o VLT

_DSC1952O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) acabou de ser anunciado como novo secretário de Estado de Cidades (Secid). Ele substitui o arquiteto Eduardo Chiletto, exonerado na quarta-feira (9). O anúncio foi feito pelo secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques. A nomeação deve sair na próxima semana. Com a saída de Wilson da Assembleia, o suplente Jajah Neves (PSDB) assume a vaga.

Uma das principais missões do novo secretário será concluir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e dar andamento às obras da Copa ainda inacabadas. “Ele tem uma missão especial: precisamos entregar o VLT. Precisamos retomar e concluir essa obra”, afirmou Paulo Taques. Para isso, Wilson quer montar uma equipe com técnicos que atuaram no VLT do Rio de Janeiro. O tucano promete ainda dar atenção aos alagamentos no Viaduto da UFMT.

Apesar de elogiar a atuação de Chiletto à frente da Secid, Wilson promete dar celeridade as obras da pasta e melhorar o orçamento. “Acho que, com nossa presença lá, haverá mais tranquilidade e velocidade”, disse. Ele promete, ainda, cobrar o pagamento das emendas parlamentares dos colegas deputados. “É fundamental que a gente garanta o pagamento das emendas. Eu não posso sair da Assembleia, ir para uma secretaria e não conseguir cumprir os compromissos com os meus colegas e fico numa situação constrangedora”, observou.

A nomeação de Wilson Santos foi “amarrada” em Brasília, junto ao ministro das cidades, Bruno Araújo (PSDB-Pe), e ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, além do senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo informou o próprio Wilson, em entrevista coletiva. A expectativa é que, com bom trânsito na capital federal, o tucano possa assegurar recursos do Ministério das Cidades para obras em Mato Grosso, inclusive o VLT. “Construí todo esse guarda-chuva para que a gente possa chegar e corresponder à expectativa da população”, disse.

Reforma administrativa

A Secid é a pasta responsável pelo maior número de obras do Estado, inclusive as obras da Copa. As maiores críticas direcionadas ao ex-secretário são pelo fato de as obras da Copa estarem travadas até hoje. Arquiteto, Chiletto é um dos representantes do “secretariado técnico” montado pelo governador Pedro Taques (PSDB), que deve ceder lugar a alguém com perfil mais político.

A substituição dele é a primeira de uma série de mudanças que o tucano planeja promover em seu staff daqui até o final do ano. Taques pretende, ainda, aprovar uma nova reforma administrativa, que criará novas estruturas, fundirá algumas, e extinguirá outras.