Mato Grosso, Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
VEREADOR

Vereador vai solicitar informações sobre o cronograma de trabalho da secretária e a limpeza de terre

Marcia Jordan

10/11/2016 às 20:23

Vereador vai solicitar informações sobre o cronograma de trabalho da secretária e a limpeza de terre

image1O município de Sinop sempre passa situações complicadas no período das chuvas com a infestação do mosquito Aedes Aegypti, que tem disseminado doenças como a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, o que tem sido uma verdadeira preocupação para lideranças da cidade como é o caso do vereador Fernando Assunção (PSDB), que se preocupam com o combate ao mosquito, para o parlamentar, é urgente momento da prevenção e conscientização.

Em outros anos Sinop foi o município com mais casos de dengue registrados no estado de Mato Grosso. De acordo com o G1, em 2015 foram registrados 3.768 casos na cidade número equivalente a 13,2% de todos os casos notificados no estado.

Entre os anos de 2014 e 2015 a doença avançou 21,9% no município. Os últimos dados atualizados da doença foram solicitados ao setor de endemias municipal, no entanto, não foram divulgados. No estado de Mato Grosso o número de casos de dengue confirmados é de 26.598 mil (cerca de 12% a mais em relação ao mesmo período de 2015). Já zika vírus registra 24.405 mil casos (um aumento de 162% do total anual de 2015) e da febre chikungunya são 2.558 mil casos (aumento de 687% em relação ao mesmo período do ano passado). Ainda segundo a secretaria, estão em investigação 46 casos de óbito pelas doenças.

Assunção ao longo dos anos tem feito trabalhos de conscientizações, realizando indicações e cobrando ações como campanhas de combate e prevenção ao mosquito transmissor dessas doenças. Para ele é necessário uma ação conjunta com as sociedade organizada, antes que os números novamente sejam destaque negativo para Sinop.

“Todo ano reforço o alerta e mais do que nunca, a prefeitura precisa liderar este processo. Os números são tristes, tivemos vários óbitos causados pela dengue, nos últimos anos. Vou solicitar informações junto à secretária de saúde para que informe o cronograma de trabalho com relação à prevenção e ao combate aos focos da dengue e da zika vírus e também vou pedir para que a Câmara já realize um trabalho de divulgação e conscientização com suas ferramentas de mídia, com o objetivo de reduzir o número de casos em Sinop. Estou fazendo meu papel de vereador que é ressaltar que com a chegada das chuvas é importante que a prefeitura forme um gabinete de prevenção e combate ao mosquito”, salientou.

Ele finalizou ressaltando que vai também pedir apoio ao Governo do Estado para realizar parcerias e o fornecimento de novos veículos com o objetivo de reforçar o time de prevenção e combate à dengue, além de buscar o diálogo com as entidades civis organizadas como a CDL, a Maçonaria, a OAB, e a ACES para que abracem este trabalho de conscientização de cada morador de Sinop, além de cobrar o cumprimento de obrigações da prefeitura, como no caso, da limpeza de terrenos públicos, como caso da área nos fundos do viveiro de mudas.

 

 

Fonte Assessoria