Mato Grosso, Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
SORRISO

Sorriso sedia palestra “10 Medidas Contra a Corrupção”

Marcia Jordan

29/11/2016 às 10:10

Sorriso sedia palestra “10 Medidas Contra a Corrupção”

IMG_8728

Aconteceu no Centro de Eventos Ari José Riedi em Sorriso nesta segunda-feira (28), palestras da campanha ‘10 medidas contra a corrupção.

O evento foi promovido pelo Sindicato Rural do município em parceria com o Poder Judiciário de Mato Grosso e conta com o apoio da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso).

Entre os palestrantes estiveram Douglas Fischer Procurador Regional da República, Fábio Galindo Promotor de Justiça Auxiliar da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público e a Juíza da Vara do Crime Organizado de Mato Grosso Selma Arruda.

O palestrante Fischer disse que o fortalecimento das instituições como Ministério Público, sistema investigativo da Polícia, Judiciário e a sociedade civil é indispensável. “Graças a isso temos a possibilidade de começar a mudar uma cultura. O direito penal atinge também políticos e grandes empresários que cometem crimes em detrimento da coletividade. Essa me parece ser uma grande novidade que temos de um tempo para cá” disse.

A ação, que acompanha a campanha “10 Medias Contra A Corrupção”, reúne vinte anteprojetos de lei que visam regulamentar as 10 medidas propostas, entre elas a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa dois, o aumento das penas e crime hediondo para a corrupção de altos valores, a celeridade nas ações de improbidade administrativa, recuperação do lucro derivado do crime, dentre outros. A campanha é organizada pelo Ministério Público Federal.

De acordo com o juiz da 3ª Vara da Comarca de Sorriso, Anderson Candiotto, o evento busca alertar para as pequenas atitudes de corrupção cotidianas. “Seja estacionar em lugar indevido, não devolver o troco, ou furar fila. Uma pessoa que tenha tais comportamentos em sua vida pessoal, ao assumir um cargo público vai levar os maus hábitos junto, pois faz parte do cotidiano dela”.

A última a palestrar foi a Juíza Selma Arruda, que garantiu o inicio de um novo momento em Mato Grosso e no Brasil.

“Não podemos esquecer que este momento é único na história do Brasil, Deus deu esta oportunidade a cada um de nós de ajudar a mudar o nosso país, quantas pessoas sofrem por conta da corrupção, e agora teve início este trabalho de punir aqueles que desviam recursos públicos, e medidas como estas de combate à corrupção é fundamental para que tenhamos um país melhor” Disse a juíza ao Só Informação.

O vereador eleito de Sinop Dilmair Callegaro (PSDB) também prestigiou o evento e garantiu estar atento para este novo momento da política no país.

“A população deixou claro o que quer de nós políticos, e fiz questão de participar deste evento para que como políticos e fiscais públicos possamos desenvolver um trabalho sério e honesto dentro da legalidade o que é nossa obrigação, e vamos honrar cada voto confiado a nós e apoiar o combate à corrupção e trabalhar contra ela é nossa obrigação.” Garantiu Dilmair.

Várias autoridades participaram do entendo, que teve centenas de pessoas acompanhando a fala dos renomados palestrantes.

 

Da redação Rudy Roger