Mato Grosso, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
EDUCAÇÃO

Educação aprova projeto de Nilson Leitão que cria campus da UFMT em Juína

Marcia Jordan

01/12/2016 às 07:47

Educação aprova projeto de Nilson Leitão que cria campus da UFMT em Juína

nilson-leitao1A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (30), o parecer da deputada Ana Perugini (PT-SP) sobre o Projeto de Lei 4.520/12 de autoria do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) que propõe a criação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, na cidade de Juína.

Quando apresentou o projeto, em meados de 2012, Nilson Leitão defendeu a necessidade de levar extensão universitária para uma cidade, à época, com mais de 10 mil estudantes no ensino fundamental e médio, além de ser polo capaz de agregar estudantes das cidades de Brasnorte, Castanheira, Juruena, Cotriguaçú, Colniza, Aripuanã e Rondolândia.

No parecer apresentado à comissão, a relatora destaca que a proposta do parlamentar mato-grossense, vai ao encontro de Plano Nacional de Educação. “A Meta 12 do novo Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014, é justamente elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público. A proposição em pauta certamente colaborará para essa meta”, disse Perugini.

O projeto tem caráter autorizativo, ou seja, não gera obrigação de fazer por parte do Poder Executivo.

A matéria ainda será apreciada nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Há pouco mais de um mês a comissão aprovou a criação de campus da UFMT na cidade de Juara, também proposta por Nilson Leitão.

 

 

Fonte Assessoria