Mato Grosso, Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
FAGUNDES

Fagundes continua liderando corrida o senado

Marcia Jordan

12/09/2014 às 08:40

Fagundes continua liderando corrida o senado

O candidato ao Senado pela coligação Amor à Nossa Gente, Wellington Fagundes (PR), subiu 4 pontos percentuais e aparece com 31% das intenções de voto das eleições de 5 de outubro. É o que aponta a segunda rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados, realizada entre os dias 5 e 8 de setembro.

O segundo lugar na disputa é ocupado pelo postulante da coligação Coragem e Atitude para Mudar, Rogério Salles (PSDB), que também cresceu, 6%, e aparece com 17 pontos na sondagem. A terceira posição ficou com o candidato que representa a coligação Viva Mato Grosso, Rui Prado (PSD), que recebeu 3% das menções, mesmo percentual verificado na rodada anterior.

O pessedista ganhou uma posição, mas segue em condição de empate técnico com o 4º colocado nas pesquisas, Gilberto Lopes Filho (PSOL), que perdeu 3% em relação à pesquisa anterior, obtida entre os dias 8 e 10 de agosto, e agora está com 2% das intenções de voto.

Votos em branco, nulos ou em nenhum candidato chegam a 25%, enquanto que 22% dos eleitores entrevistados pelo Gazeta Dados disseram que ainda não definiram o voto. Os dados foram obtidos por meio da modalidade estimulada.

Rejeição – Além da preferência do eleitorado, o Gazeta Dados foi às ruas para saber o índice de rejeição dos eleitores em relação aos candidatos concorrentes. O campeão neste quesito é o republicano, que havia sido rejeitado por 4% do eleitorado e agora atinge 7%.

Lopes Filho e Prado aparecem com 5% de rejeição. Enquanto que o índice ficou estável em relação ao pessedista, caiu 1% no que se refere ao candidato do PSOL, em relação à pesquisa anterior. O candidato menos rejeitado, com 4 pontos percentuais, o mesmo da rodada de agosto, é o tucano Salles. Não responderam ou não souberam responder 57% do eleitorado.

A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro. Foram ouvidas 1.095 pessoas, em 66 cidades, de 12 regiões do Estado. A metodologia aplicada foi a survey (aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado), com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.O intervalo de confiança é de 95%. A amostragem foi registrada no TRE sob o nº MT 00079/2014. Dos ouvidos, 51% eram do sexo masculino e 49% do feminino. 22% tinham entre 16 e 24 anos, 25% entre 25 e 34 anos, 25% entre 35 e 44 e 28% mais de 45 anos. Já no nível de instrução, 51% eram analfabetos, 38% possuíam ensino médio e 11% ensino superior.

Fonte GD