Mato Grosso, Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
ALUNOS

Alunos participam de Projeto encontro com pioneiros de Sinop

Marcia Jordan

09/09/2014 às 10:57

Alunos participam de Projeto encontro com pioneiros de Sinop

O projeto “Encontro Com os Pioneiros” irá reunir fundadores, primeiros moradores e a nova geração de Sinop (MT).  Por meio de palestras que serão realizadas até sexta-feira (12) em escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, pioneiros do município irão relatar como foi o processo de construção da cidade, contar suas histórias e trocar informações com estudantes do Ensino Fundamental.

A ação terá a participação de Osvaldo Paula, primeiro prefeito nomeado de Sinop, Geraldino Dal Maso, primeiro prefeito eleito, Viro Ludwig, empresário pioneiro e empreendedor na área de comunicação, Geraldina Clara dos Anjos, que realizou o primeiro parto no município, Arlete Moura, professora que lecionou na primeira escola de Sinop, Edson Nascimento, médico que atuou no primeiro hospital da cidade e a artista plástica Mari Bueno.

As palestras devem durar em torno de uma hora e serão mediadas pelo professor, historiador e coordenador do Museu Histórico de Sinop, Luiz Erardi, nos colégios Alternativo, Albert Sabin, Alef, Regina Pacis, nas escolas municipais Vereador Rodolfo Valter Kunze e Armando Dias e nas escolas estaduais Olimpio João Pissinati Guerra e Ênio Pipino. “Além da valorização da história de Sinop, o projeto também tem por objetivo fomentar o conhecimento e o respeito da nova geração pelas famílias precursoras do município, que trabalharam e se doaram no início de tudo e o desenvolvimento alcançado até agora é reflexo das ações primárias encabeçadas por essas pessoas e tantas outras. É fundamental que nossos estudantes conheçam e admirem esse caminho já percorrido para que saibam o valor do mesmo, uma vez que serão eles que darão continuidade a essa trajetória”, ressaltou Erardi. 

A programação foi aberta nesta segunda-feira (08) pela manhã no Colégio Alternativo, com encontro do pioneiro Osvaldo Paula com os alunos. “É uma honra estar aqui contribuindo com minhas lembranças, contando minha história que se entrelaça com a criação de Sinop. A vida dessa cidade está diretamente ligada com a vida de seus pioneiros. As palestras na verdade se tornam um bate papo, uma troca de informações porque também aprendemos com os mais jovens e podemos perceber de imediato o interesse dos alunos pelos fatos e eles também podem nos questionar, tirar duvidas, satisfazer curiosidades e até mesmo comparar os dias atuais com o passado”, acrescentou o pioneiro. 

Para a diretora do Alternativo, Maria Helena Biazi, entender a história por meio de relatos de quem a vivenciou é uma oportunidade única e que acrescenta muito a vida social e escolar dos alunos. “O projeto possibilita que os estudantes tenham contato com a história de uma maneira diferente da que estão habituados. É uma oportunidade de ouvirem as pessoas que fundaram e contribuíram para construção da cidade na qual eles moram. Além disso, estamos em uma semana comemorativa ao aniversário de Sinop e as palestras servem como um rico complemento para as demais atividades curriculares”, observou Maria Helena. 

O projeto “Encontro com os pioneiros” é uma iniciativa da Colonizadora Sinop. Para o gerente técnico da empresa, Carlos Celso Martins, a ação é mais uma forma de compreender o passado e projetar o futuro. “A Colonizadora sempre desenvolve projetos que fomentam e divulgam a importância da história de Sinop para toda sociedade local e também da região norte de Mato Grosso. Este projeto torna a unir passado e presente com o propósito também de gerar uma reflexão nesses alunos com relação ao futuro do local onde residem. Reconhecer e respeitar nossa história é fundamental para que possamos dar continuidade a uma cidade com desenvolvimento e que relembra e respeita suas famílias pioneiras”, destacou Martins.  

Ontem o  projeto foi apresentado :

08  h  Colégio Alternativo

13h30 – Colégio Alef

15h – Colégio Alternativo

09/09 – Terça-feira

08h – Colégio Regina Pacis
13h30 – Escola Municipal Vereador Rodolfo Valter Kunze

10/09 – Quarta-feira

08h – Escola Municipal Armando Dias
13h30 – Escola Municipal Armando Dias

11/09 – Quinta-feira

08h – Escola Estadual Olimpio João Pissinati Guerra
13h30 – Escola Estadual Ênio Pipino

12/09 – Sexta-feira

08h – Colégio Albert Sabin
13h30 – Escola Estadual Ênio Pipino

Redação com Assessoria