Mato Grosso, Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019
Logo Só Informação
Informe Publicitário
MT

MT tem a pior nota do Ideb e cai 8 posições no ranking

Marcia Jordan

06/09/2014 às 08:57

MT tem a pior nota do Ideb e cai 8 posições no ranking

A Educação de Mato Grosso caiu 8 posições no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aparecendo em 24ª posição entre as 27 unidades federativas, com nota média de 2,7, ocupando o segundo lugar. Em todo Brasil, Mato Grosso aparece com a maior queda, com 12,9% de redução em relação à nota anterior.

Conforme os dados do Ministério da Educação (MEC), em 2011, Mato Grosso ocupava o 16°lugar, com uma nota de 3,1. Já referente a 2013, o Estado aparece com uma das piores notas do país, empatando com o Rio Grande do Norte e Pará, ficando na frente apenas de Alagoas, que tem a nota 2,6.

Apesar de considerar o método de avaliação do desenvolvimento de educação frágil, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento, avalia que a amostra já é importante e deve ser considerada.

“Sou um crítico em relação ao Ideb, porém não tem como desconsiderar o resultado. Um Estado que sofre de ausência de investimento na educação, não tem outra coisa para se esperar”, afirmou.

O presidente finalizou criticando o governo, dizendo que o Estado não respeita a constituição. “Quando fizemos a nossa última greve, não reivindicávamos só a melhoria salarial, queríamos investimento, recursos da educação na educação como manda a lei, levando isso em consideração, a nota que temos hoje, é o que plantamos ontem, não tem como colher diferente”.

Uma das principais referências para políticas educacionais na educação básica, o Ideb é divulgado a cada dois anos. O indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil.

 

 

Fonte GD