MT tem 5 casos de suspeita de febre amarela sob investigação no 1º quadrimestre do ano

Cinco casos de suspeita de febre amarela estão sob investigação, em Mato Grosso. Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) são referentes ao primeiro quadrimestre deste ano. Todos os casos na região Norte do estado.

Neste ano, houve a suspeita de nove casos, mas quatro já foram descartados. Destes casos que estão sob investigação, um foi em Guarantã do Norte, a 720 km de Cuiabá, e outros quatro em Lucas do Rio Verde, a 360 km da capital.

No ano passado, 10 casos foram investigados e em todos foi descartada a doença.

Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, informou que existe um paciente com suspeita de febre amarela no município.

“O caso encontra-se sob investigação. Ainda não é possível identificar, com exatidão, o local de infecção, porque no período em que o paciente adoeceu, não estava em Primavera do Leste, e sim a trabalho em outros municípios”, disse, em nota.

A Secretaria de Saúde do estado informou que já ter sido notificada pelo município, por meio do Escritório Regional de Saúde, e que as investigações estão sendo feitas pela Secretaria de Saúde Primavera do Leste.

“As orientações que constam na referida nota são adotadas sempre que surgem casos suspeitos de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, mesmo antes da confirmação do caso suspeito.

Em março deste ano, o Ministério da Saúde anunciou que a vacina da febre amarela passa a ser recomendada para todo o Brasil, após o segundo ano de alta no número de casos da doença e com a maior proximidade do vírus nas zonas urbanas.

Comentários