Sinop comemora 44 anos de fundação com desfile cívico

Os 44 anos de fundação de Sinop foram comemorados, nesta sexta-feira, 14 de setembro, com um desfile cívico, no último dia do Celebra Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
Durante mais de duas horas, 68 pelotões formados por forças da segurança pública, escolas da rede pública e privada, instituições religiosas, entre outras, revezaram-se em apresentações.
Neste ano, o desfile apresentou como tema “Sinop acolhendo diferentes povos”, em uma referência à presença de migrantes de diferentes Estados brasileiros no município e que a chegaram desde a década de 1970, quando da fundação. Na primeira leva de migrantes Sinop recebeu, em especial, moradores da região Sul do Brasil, oriundos de Estados como o Paraná.
De família pioneira, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli lembrou que o momento tem significado de retorno às origens. “O sentimento é de gratidão por todo este povo de Sinop que luta e que realmente faz acontecer.
Sinop está completando 44 anos e, cada vez mais, temos que incentivar este momento de amor pela população, por essa energia positiva que Sinop tem”, enfatizou a gestora.
A fundação de Sinop data de 14 de setembro de 1974. Já sua emancipação política ocorreu em 17 de dezembro de 1979. Ambas as datas foram lembradas durante o desfile cívico. “Hoje fazemos uma alusão e agradecimento às pessoas que vieram, desbravaram e aceitaram o novo. Hoje, temos o privilégio de morarmos em uma cidade belíssima”, lembrou Veridiana Paganotti, secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura.
Em meio às apresentações do desfile, ficou sob responsabilidade da EMEB Sadao Watanabe apresentar, à comunidade presente, o novo uniforme que passa a ser utilizado por todos os estudantes da rede municipal de ensino no próximo ano. Um momento que, segundo a diretora da unidade, Jânia Lúcia dos Santos, representa muito para os alunos. “A escola, hoje, vem com a apresentação do uniforme da Prefeitura e que será cedido para as crianças. Muito bonito, diga-se de sinal e viemos para trazer esta apresentação. É muito especial”.
Estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEB Sadao, Kathyane Ferreira dos Santos não escondia a ansiedade em participar do desfile e mostrar para todos os novos uniformes. “[O coração] está muito acelerado e estou com medo de errar”, contou. Com 11 anos, Kathyane representa a nova geração de moradores de Sinop que, conforme ela mesma definiu, acreditam no potencial da cidade e no que ela tem a oferecer. “Sinop é uma cidade muito especial e ela merece o melhor possível”, reforçou.
Presente ao desfile comemorativo, o presidente da Câmara Municipal, Ademir Bortoli, parabenizou a Prefeitura de Sinop pela realização do evento, lembrando sua importância, também, como fator de integração para as famílias neste feriado. “Quarenta e quatro anos de emancipação, com certeza, o Celebra Sinop parece que renova ainda mais. É uma cidade de progresso e, todo ano, devemos comemorar porque isto é bom para os munícipes, para a nossa cidade. Isso é bom, movimenta o comércio. A Prefeitura está de parabéns”, frisou.
Também acompanharam o desfile os vereadores Joacir Testa, Luciano Chitolina, Célio Garcia, Thiago Rodrigues e professora Clara, além de secretários municipais da gestão, autoridades das Forças Armadas e de Segurança Pública.
Fonte Assessoria

Comentários