Revista científica da Unemat é destaque em cenário internacional

A Journal Health NPEPS, criada em dezembro de 2016, se destaca em cenário internacional como importante  fonte de divulgação científica com apenas um ano de publicação. A revista científica Journal Health NPEPS foi recentemente aprovada na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). O periódico é uma publicação científica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, vinculada à Faculdade de Ciências Biológicas, Agrárias, Engenharia e da Saúde (Facabes).

“A LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe e que há mais de  30 anos contribui para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde”, comentou o professor Vagner Ferreira do Nascimento, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização e Práticas em Saúde e editor chefe da J. Health NPEPS.

Nascimento e sua equipe comemoram a conquista. “É a primeira revista de Mato Grosso e do Centro Oeste a conseguir essa aprovação em tempo recorde”, aponta o editor chefe. Segundo o professor, geralmente são necessários cerca de seis anos de publicação para obter a aprovação junto a LILACS. “O que nos motiva a permanecer dedicados arduamente em busca de infraestrutura para sediá-la, além de recursos financeiros para conseguir manter e ampliar as atividades inerentes da revista, bem como sua qualidade e internacionalização” afirmou Nascimento.

A J. Health NPEPS é uma publicação semestral, ofertada gratuitamente em forma eletrônica, com acesso livre e gerenciada pelo Grupo de Pesquisa do NPEPS. A revista está indexada em inúmeras bases de dados nacionais e internacionais e na lista dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta do periódico é fomentar o ensino e a discussão multi e interdisciplinar de temas relacionados à ciências da saúde com originalidade, voltando-se à formação acadêmica e ao aperfeiçoamento constante dos profissionais de educação/saúde, pesquisadores, gestores e comunidade. Em suas cinco edições participam autores de 23 estados brasileiros e de nove países: Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Portugal.

Além da aprovação junto a LILACS, a revista conquistou o Digital Object Identifier (DOI) que estará disponível nas próximas edições da revista. “O DOI favorece o acesso aos artigos publicados e consequentemente a citação para todos os pesquisadores do mundo”, observou Nascimento.

A revista científica Journal Health NPEPS aceita publicação de artigos em português, inglês e espanhol e as submissões estão abertas em fluxo contínuo. Hospedada na página de periódicos da Unemat pode ser acessada em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps.

DOI 

É um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a internet. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado, sendo útil para auxiliar a localização e o acesso de materiais na web, e facilitar a autenticação de documentos.

Fonte – MTGOV

Comentários