Nesta segunda começa a Caravana da Transformação em Sinop

Nesta segunda-feira (21), pacientes de oito municípios do norte do estado que estavam a espera da vinda da tão falada Caravana da Transformação começaram ser atendidos. Logo cedo as 5h00 da manhã começa a jornada que se estenderá até dia 02 de junho, a expectativa é que mais de 7 mil cirurgias sejam feitas e cerca de 20 mil atendimentos no total.

Toda a estrutura já esta montada no pátio do Estádio Gigante do Norte, apenas pequenos detalhes faltam para finalização, populares que passam pelo local ficam abismados com tudo que está sendo disponibilizado no local. “Parece que montaram uma cidade aqui, a gente fica até assustado com o que esta vendo.” Disse seu José Maria ouvido pelo Site Só Informação.

Serão realizadas cirurgias oftalmológicas de catarata, pterígio e yag laser, alem de serviços de cidadania como emissão do RG, emissão/atualização do Cartão SUS, emissão do Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Carteira de Pescador Amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Além dos 18 municípios já cadastrados para receber atendimento oftalmológico durante a 14ª edição da Caravana da Transformação em Sinop, pacientes de outras oito cidades que não estavam inclusas na lista foram acrescentados nesta sexta-feira (18.05). A medida atende a uma solicitação das centrais de regulação de alguns municípios que acumularam pedidos de pacientes em suas regiões de saúde já atendidas pelo projeto da Caravana. Estes pacientes estavam regulados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

“Os municípios pediram ajuda para zerar a demanda que ainda tinham. Algumas pessoas estão aguardando há mais de um ano na fila do SUS para fazer a cirurgia e como trata-se de um número pequeno de pacientes por cidade, vamos atendê-los juntamente com os outros 18 municípios que fazem parte da edição da Caravana de Sinop”, explicou o coordenador-Geral da Caravana, José Arlindo de Oliveira.

Entre os municípios inseridos agora estão Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelândia, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Apiacás.

A edição de Sinop atenderá ainda pacientes regulados pelos municípios de Sinop, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã e União do Sul. A 14ª edição da Caravana da Transformação será realizada entre os dias 21 de Maio a 2 de  Junho, no estacionamento do Estádio Gigante do Norte.

As prefeituras municipais são responsáveis pelo deslocamento dos pacientes até a cidade sede. Além de auxiliar a população que não tem condições de pagar uma cirurgia ou consulta particular, a Caravana da Transformação é realizada com recursos próprios do Governo do Estado e todos os procedimentos são pagos com valores da tabela SUS.

A equipe médica é formada por cirurgiões, anestesistas e um oftalmologista responsável pelo acompanhamento pós-operatório de 24h, sete dias e 30 dias.

Na segunda haverá o lançamento com a presença do Governador do Estado Pedro Taques, Deputado Federal Nilson Leitão,  Deputados Estaduais, Prefeitos e Vereadores da região que já confirmaram presença, algumas obras devem ser retomadas e lançadas pelo governo.

Da redação Rudy Roger

Comentários