Mato Grosso está com 77% da área de soja plantada

Mato Grosso é o estado mais adiantado no plantio da soja, com 77% da área semeada até o momento. No geral, o Brasil está com ritmo acelerado em relação aos últimos anos.

Neste mesmo período do ano passado a área plantada era de aproximadamente 43%, a sabra 2018/2019 é a mais adiantada se comparada com os últimos cinco anos em todo o estado acompanhando a tendencia nacional.

Um dos motivos para esse resultado no plantio se dá pelo fato das chuvas terem chego mais cedo este ano, a prova disso é que em janeiro de 2018 não havia ainda iniciado a colheita e a expectativa para o mesmo período de 2019 é que a colheita já esteja bem adiantada em todo Mato Grosso.

Caso o clima ajude, na perspectiva futura o produtor terá o plantio garantido do milho safrinha e a possibilidade de melhor preço na negociação da soja, ja que os valores negociados em janeiro/fevereiro são melhores que os preços de março/abril.

A taxa cambial não será um problema para o produtor, uma vez que os insumos e maquinas agrícolas são todos negociados em dólar, levando em consideração que esses produtos foram negociados quando a moeda era negociada na casa de R$ 3,60, logo tanto a alta como a queda da moeda não vai interferir na lucratividade do produtor.

 

Da redação Rudy Roger

Comentários