Acrinorte confirma Norte Agroshow para junho em Sinop (MT)

​Durante 06 a 08 de junho o município de Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, vai se transformar em uma vitrine de tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio estadual e brasileiro. A cidade sediará a primeira edição da Norte Agroshow, feira promovida pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (ACRINORTE) e voltada à difusão de conhecimento, tecnologia e soluções ao campo.

O evento será realizado em um complexo de mais de 198 mil metros quadrados, onde está localizado o Parque de Exposições da Acrinorte, e apresentará ao público uma série de inovações do agronegócio em diferentes elos da cadeia produtiva (desde sementes, agricultura, pecuária, setor de máquinas, insumos, defensivos, entre outros).

Como explicou, nesta quinta-feira, 22, o presidente da Acrinorte, Olvide Galina, a Norte Agroshow é fruto de um projeto que alia tanto o eixo econômico, no qual está a potencialização dos negócios do produtor rural; o social, por meio da geração de renda à comunidade regional; quanto, também, o ambiental, a partir do uso consciente dos recursos naturais fundamentais à atividade agropecuária.

“Dando continuidade a uma missão que se iniciou há mais de três décadas, é com determinação e perseverança que a Acrinorte inicia, hoje, uma nova etapa e um grande projeto. Fomos e somos pioneiros de muitos avanços para Sinop e região e é com base nos ensinamentos das diretorias anteriores que vamos continuar essa evolução nos adaptando às mudanças, ao mercado, sempre empreendendo e procurando inovar”, afirmou Galina.

Durante solenidade de pré-lançamento realizada no Tatersal do Parque de Exposições da Acrinorte e com a presença de autoridades do poder público, empresários, produtores rurais associados, investidores, lideranças políticas, entre outras, a comissão organizadora apresentou o formato da Norte Agroshow. Trará as novidades em termos de máquinas, implementos agrícolas, consultorias, financiamentos, entre outros serviços ligados à área agrícola, bem como, na pecuária, iniciativas que promovam o aumento sustentável da produção de carne, melhoramento genético, promoção das raças zebuínas e demais.

Representando a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, elogiou o projeto idealizado pela Acrinorte, colocando o poder público local como parceiro, pois, como ressaltou, eventos desta natureza fomentam a economia local.

“Para o município é muito importante esse novo formato de feira porque vem alavancar, ainda mais, o agronegócio, que é o que toca o nosso Estado, a nossa cidade. Vejo com bons olhos! É um modelo inovador”, apontou Brolese.

A expectativa da organização é que mais de 10 mil visitantes, entre produtores rurais, empresários, estudantes e demais, passem pela Norte Agroshow nos dias do evento. Aproximadamente 200 expositores e mais de 350 marcas são esperados.

Presente à solenidade, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, lembrou que o formato da feira atende às expectativas do setor produtivo, pois propulsiona a geração de conhecimento, além, ainda, de prospectar negócios.

“A feira vem ao encontro dos anseios do produtor que busca por inovações. Ele é sedento por inovações, já que as transformações vêm ocorrendo de forma muito acelerada. É um casamento perfeito. Sinop é um centro de negócios e a feira terá pleno sucesso”, expressou.

Norte Agroshow contará com oito pavilhões para recebimento de mais de 600 animais e que estarão em exposição ao público. Quem passar pelo Parque de Exposições vai conferir, além de vitrines tecnológicas, também restaurante e um Tatersal climatizado para leilões. Os profissionais de imprensa contarão com uma estrutura exclusiva para cobertura e trabalho no local.

“Sinop é polo regional e é uma das missões da Acrinorte realizar eventos que fomentem o agronegócio”, acrescenta o diretor de Relações Públicas da Acrinorte, Invaldo Weis, em uma referência ao papel da Associação e à posição estratégica de Sinop, que como salienta, torna a cidade um centro regional de negócios para cerca de 30 cidades vizinhas.

O município detém uma população pouco superior a 135 mil habitantes, de acordo com o IBGE, e conta com um Produto Interno Bruto (PIB em mil reais) de R$ 4.287.335, representando 4,2% da composição total do PIB de Mato Grosso. A fatia de participação do agro de Sinop no PIB municipal total é de 5%.

O lançamento oficial da Norte Agroshow está programado para 26 de abril. A feira será inclusa no calendário anual de eventos da Acrinorte e sucederá a Exposição Agropecuária (Exponop).

Fonte – Assessoria

Comentários